Como diminuir o consumo energético dos sistemas de climatização?

Empresas e indústrias de grande porte investem em sistemas de climatização e condicionamento ambiental, assim, garantem mais conforto para os seus colaboradores. Acontece que esses sistemas acabam representando a maior parte da energia consumida no local.

O alto consumo energético dos sistemas de climatização é um problema que vai além do financeiro, já que “desperdiçar” energia pode afetar o planeta onde vivemos.

3 passos para a eficiência energética | BLOG DA ENERGIA

O que é eficiência energética e por que ela é importante?

Eficiência energética significa simplesmente usar menos energia para realizar a mesma tarefa – ou seja, eliminar o desperdício de energia. A eficiência energética traz uma variedade de benefícios: redução das emissões de gases de efeito estufa, redução da demanda por importação de energia e redução de nossos custos em nível doméstico e em toda a economia.

Embora as tecnologias de energia renovável também ajudem a atingir esses objetivos, melhorar a eficiência energética é a maneira mais barata – e frequentemente a mais imediata – de reduzir o uso de combustíveis fósseis.

Existem enormes oportunidades para melhorias de eficiência em todos os setores da economia, sejam edifícios, transportes, indústria ou geração de energia. A Eficiência energética deve ser prioridade nas empresas!

Instalação do ar-condicionado: 5 cuidados com a rede elétrica | Blog

Faça a otimização do sistema de climatização

Os sistemas de climatização são instalados por diversos motivos e são responsáveis ​​por um grande consumo de energia. Também envolvem muito desperdício. A falha está no projeto incorreto, instalação e manutenção incorretas.

Vazamentos nos sistemas de ar podem representar um enorme desperdício de energia. Vários vazamentos podem adicionar muito ao custo de energia. É importante manter os sistemas de climatização em um nível ideal e garantir que estejam vedados corretamente e não tenham vazamentos.

Uma auditoria energética cobrirá isso e ajudará a elaborar um plano para resolver o problema da maneira mais eficiente.

Importância da manutenção regular

Limpar e manter os sistemas é uma das melhores maneiras de garantir que seu espaço comercial seja energeticamente eficiente. Certifique-se de que o sistema, equipamento, maquinário, luzes, sistema de ar e outros componentes importantes sejam limpos e mantidos regularmente.

Ao manter o sistema eficiente, você pode reduzir o desperdício de energia, melhorar a eficiência e aumentar a vida útil de cada componente. Você pode reduzir a chance de quebras repentinas do sistema com um programa de manutenção eficiente.

Contratar uma equipe profissional para reparos e manutenção regulares é uma ótima maneira de garantir que seu espaço comercial seja eficiente e bem conservado.

Como minimizar o consumo energético dos sistemas de climatização?

Existem algumas maneiras simples para ajudar nesta questão, desde um bom planejamento para a implantação do sistema, até ações que devem ser feitas periodicamente, por exemplo, a manutenção dos equipamentos, desobstruir as saídas de ar, garantir o isolamento adequado dos ambientes, reparos etc.

Além disso, é muito importante implantar soluções de eficiência energética na instalação das empresas e indústrias.

A CCK Automação está à sua disposição para tirar suas dúvidas e trazer as melhores soluções em gerenciamento de energia. Fale com a gente hoje mesmo e comece a transformação que sua empresa necessita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *