Descubra por que parar de usar as planilhas de fatura de energia

As tradicionais planilhas ajudam diversas empresas a fazer gestão e controle dos processos internos. Mas será que para entender o seu consumo ou o histórico de fatura de energia, elas são eficazes?

Por mais que as planilhas sejam ótimas para entender as demandas empresariais, elas limitam alguns resultados que a organização pode obter utilizando alguma ferramenta de eficiência energética.

Isso é importante para entender os gastos e o consumo que a empresa vem tendo com a energia elétrica, isso ajuda a diminuir a fatura e ajuda o meio ambiente.

Indústrias e empresas vêm utilizando as planilhas com a intenção de comparar os dados, gastos e achar os pontos de ineficiências, mas elas não dão total controle como um software de gestão.

Governo federal pretende estimular digitalização de serviços públicos nos  estados e municípios - Portal Roma News

No que as planilhas limitam quando o assunto é eficiência energética?

Para empresas e indústrias que se preocupam com a eficiência energética, os dados são valiosos para realizar um planejamento de ações com o objetivo de reduzir o consumo da firma sem prejudicar a produção. Os softwares de gestão ajudam as empresas e fábricas a usar energia de modo estratégico, oferecendo o controle dos números de uma maneira que nenhuma planilha é capaz de fazer.

Algumas das limitações são:

  • Risco de divergência

Imagina uma empresa grande, com vários setores e muitos funcionários. Uma planilha neste caso será extensa e de difícil alimentação. Na hora de gerar relatório, será necessário alguém expert nas planilhas para conseguir realizar essa ação, sem mencionar dados que podem ser perdidos durante o processo.

  • Falta de recursos

Por mais bem feita que seja uma planilha, ela nunca terá a atualização em tempo real, a não ser, que tenha um responsável 24h para colher os dados e alimentá-la. Os softwares de gestão de energia, por outro lado, dão atualizações em tempo real, alertas de alterações ou desvio energético e diversos outros dados importantes que de forma manual não é possível obter.

Eficiência energética na indústria: entenda a importância para o seu  mercadoGrupo MB

Software inteligente traz maior comodidade para os empreendimentos

Os softwares inteligentes funcionam 24 horas por dia, durante toda a semana, trazendo dados relevantes para as empresas. Com ele, é possível identificar equipamentos que estão gastando muita energia, por exemplo.

Ainda é possível ter relatórios de forma fácil e rápida, com indicadores estratégicos para que os gestores possam se planejar e reeducar os colaboradores no processo de eficiência energética.

Em uma única plataforma, a empresa vai entender quais são os pontos de melhoria e saber por onde começar as mudanças.

Por onde começar?

A CCK Automação Pioneira no Brasil no gerenciamento de energia elétrica através de microcomputadores. Estamos à sua disposição para tirar suas dúvidas e trazer as melhores soluções em gerenciamento de energia. Fale com a gente hoje mesmo e comece a transformação que sua empresa necessita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *