Vantagens de uma boa gestão energética industrial

A gestão energética reduz os custos operacionais das empresas, diminui as emissões de carbono e mostra ao público que uma indústria é ambientalmente consciente.

Alguns temem ter que fazer grandes investimentos para adquirir tecnologia verde. Mas as soluções de eficiência energética geralmente têm um ótimo custo-benefício, ainda mais se você puder contar com uma empresa para te auxiliar na implementação.

Nós já falamos em nosso blog o motivo das indústrias investirem na eficiência energética, neste texto iremos explorar as vantagens de uma boa gestão energética.

Por que a gestão de energética eficiente é importante?

A primeira coisa que se passa na mente quando pensamos em fazer uma boa gestão de energia é a economia financeira, mas vai muito além disso, já que ela ajuda a marca a construir uma boa reputação no mercado.

Claro, a economia também é importante, já que o custo da energia elétrica pode significar até 40% do custo de produção. Por isso, a gestão de energia deve se tornar um procedimento comum no planejamento corporativo.

Gestão de energia na Indústria 4.0 - Way2Blog

Quais são as vantagens de se investir na gestão energética industrial?

Além dos benefícios citados anteriormente (reputação da marca e economia), uma boa gestão energética industrial foca em fazer o uso eficiente da energia elétrica. Isso quer dizer que, através de estudos, são identificados todos os processos e equipamentos que fazem má utilização da energia, em termos de consumo-desempenho.

A realização dessas auditorias de energia é uma das melhores maneiras de obter eficiência energética para a indústria, pois é feita de forma muito completa e precisa.

Os resultados podem ser usados ​​para identificar as áreas problemáticas e criar um plano para alcançar a eficiência energética para a indústria. Embora você possa realizar auditorias energéticas internas, para obter os melhores e imparciais resultados, ter uma empresa especializada para auxiliar é mais vantajoso.

Essa análise energética ajudará a quantificar o consumo de energia de cada departamento, horários e dias de consumo de pico e onde ocorre o desperdício. Após a realização da análise, a empresa de gestão de energia recomendará as etapas necessárias para alcançar a melhor eficiência energética da indústria e economizar custos.

Controle e gerencie o uso de máquinas

Nas indústrias, a operação de máquinas consome uma grande quantidade de energia. Ao controlar e usar cuidadosamente a energia para a operação das máquinas, as indústrias podem reduzir custos e melhorar a eficiência.

Ao programar estrategicamente o uso do maquinário, você pode reduzir o desperdício e economizar nos custos de energia. Você pode usar as informações da análise de energia para descobrir quais máquinas precisam de mais energia para funcionar.

Uma das maneiras mais eficazes de melhorar a gestão energética é programar a operação dessas máquinas fora dos horários de pico. Da mesma forma, há muitas maneiras de otimizar o uso do maquinário para economizar energia e custos.

O meio ambiente agradece

Uma boa gestão de energia ajuda a reduzir os impactos negativos ao meio ambiente, colaborando na construção de uma marca positiva aos olhos do público, uma vez que empresas e clientes procuram comprar produtos e serviços de industrias que se preocupam com a sustentabilidade. Ou seja, isso pode atrair novos clientes e aumentar o lucro.

A gestão energética industrial ajuda a reduzir custos?

Sim! Quando é feita uma análise que identifica como está sendo feita a utilização de energia na indústria, é possível planejar revisões e restruturações para uma redução significativa para a empresa.

Dê um fim na má utilização da energia elétrica

O gerenciamento estratégico de energia permite que você controle o uso de energia e reduza o consumo sem afetar a produção ou a qualidade do produto. Nossas soluções fazem frente na redução de custos e melhorias para sua empresa, entre em contato conosco ainda hoje e saiba como podemos ajudar a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *